Novos Estudantes

Sejam todos bem-vindos. Neste sector vão encontrar informações úteis para o vosso percurso académico.

RECEÇÃO

No dia 6 de Outubro irá começar a semana de integração dos novos estudantes, pelo que os membros do NERIFE dar-vos-ão as boas vindas através de um conjunto de atividades com as normas de higiene e segurança devidamente acauteladas.

  • Os novos estudantes serão divididos em grupos de 5 elementos e tentaremos que os grupos sejam o mais diversificados possível. A cada grupo de novos estudantes serão atribuídos dois alunos do segundo ou terceiro ano da licenciatura, que ficarão responsáveis por vos guiar durante o dia. Para saberem qual é o vosso grupo, alguns membros do NERIFE (devidamente identificados) estarão à entrada da FEUC para vos orientarem e de seguida irão participar em atividades de team-building e integração.
  • As atividades de receção começam logo após as apresentações na FEUC. Assim, pedíamos que cada um de vocês trouxesse o seu almoço (em formato piquenique, a ideia é cada um trazer o seu e não partilhar por razões de higiene e segurança). Para além disso, aconselhamos o uso de roupa confortável no decorrer das atividades.
  • Ainda no mesmo dia serão entregues aos interessados o kit de novos estudantes.
    O preenchimento do seguinte formulário permitir-nos-á fazer a divisão dos grupos e também fornecer-vos mais informações relativamente ao funcionamento da semana de integração: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfD8ugm0bDuVZoSDtJwnQiROAqZ7RDLP88PFX3U5MRIXczy-w/viewform
  • Relembramos ainda que os estudantes devem chegar à faculdade às 8h30 de forma a evitar ajuntamentos na entrada para a faculdade.

COIMBRA TRADIÇÃO

Coimbra, cidade do fado e dos poetas, tem na Universidade o seu principal motor de
dinamismo e desenvolvimento.
Contanto com mais de 700 de história, a mais antiga universidade de Portugal e uma das mais antigas do mundo é o baluarte da tradição académica portuguesa. Facto reconhecido através da nomeação como património mundial da UNESCO, a Universidade de Coimbra continua a contribuir de forma decisiva para a disseminação da cultura e história académica da cidade.
Um dos elementos constitutivos da tradição académica de Coimbra é a Praxe, atividade regida pelo Conselho de Veteranos, órgão máximo. Não tendo caráter obrigatório nem estando diretamente ligada aos órgãos da AAC,é uma referência naquilo que é a integração dos novos estudantes na Academia através da partilha de valores e vivências.

HORÁRIOS

A inscrição nos blocos horários deverá ser feita no Inforestudante e acontece em 2 fases:

1ª Fase:

  • 1 de outubro – Estatutos Especiais
  • 2, 3 e 4 de outubro – 1º ano/ 1ª vez (1º matrícula)
  • 5 de outubro – 1º ano curricular (2ª inscrição)

2ª Fase:

  • 6 de outubro – Estatutos Especiais
  • 7 e 8 de outubro – Acesso Livre (todos os estudantes)

Seguem-se os dois horários disponíveis para o 1º semestre do 1º ano:

Horário A:

Horário B:

NOITE DOS HORÁRIOS

A Noite dos Horários é uma festa organizada em todos os inícios de semestre pelos quatro núcleos da FEUC.
Esta festa remonta ao tempo em que as inscrições nos horários eram presenciais. Os estudantes dirigiam-se ao Liceu José Falcão e faziam fila para garantirem o seu horário preferencial. Como o processo era demorado,os estudantes passaram a levar comida e bebida, fazendo a festa enquanto esperavam pela inscrição.
Com a digitalização a inscrição nos horários passou a efetuar-se on-line no entanto os quatro núcleos honram a tradição continuando a organizar este evento!

LATADA

A Latada é o evento que marca o início do ano letivo e a oficialização da integração dos novos estudantes na Academia. Na sua origem as latadas de entrada eram desfiles de caloiros fantasiados exibindo publicamente cartazes alusivos a eventos que serviam de base à crítica social e política, tendo surgido durante a Segunda Guerra Mundial num contexto de censura. Esta tradição foi mantida e o desfile continua a ter os mesmos contornos. O evento termina com o Baptismo do Caloiro, momento marcante para os novos estudantes tendo o Rio Mondego como palco.

SAÚDE

A Universidade de Coimbra proporciona a todos os seus estudantes serviços médicos
através do Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho (SSGST). O
estudante tem a seu dispor uma variedade de especialidades clínicas tais como Clínica Geral, Ginecologia e Planeamento Familiar, Oftalmologia, Medicina Dentária, Medicina de Viagem, Psiquiatria, Psicologia e Nutrição, bem como atos de enfermagem e análises clínicas.
As instalações localizam-se no Polo l na Rua Larga, Edifício da Faculdade de Medicina, 2.º Piso (entrada pelo lado Nascente, junto ao Largo D. Dinis).
– Para informações, inscrições, marcações de consultas e outros atos clínicos:
gabadmin@sas.uc.pt
– Contactos de natureza clínica (receitas, dúvidas de medicina, enfermagem):
saude@sas.uc.pt
– UCare – linha de apoio emocional: ucare@uc.pt

HABITAÇÃO

Dada a importância da aquisição de habitação para estudantes deslocados, o pelouro de Ação Social da Associação Académica de Coimbra introduziu o Certificado de Habitabilidade, uma base de dados onde os senhorios se podem inscrever de modo a que as suas habitações possam ser classificadas quanto ao nível de habitabilidade (higiene, conforto, etc). Esta lista de casas certificadas, a que se pode aceder na loja PONTO JA, pretende aumentar a informação quanto às condições das habitações para que os estudantes possam fazer uma escolha mais consciente e adequada às suas necessidades.

RESIDÊNCIAS

Se desejares ficar numa residência, deves contactar os SASUC (o mais rapidamente possível) e proceder a uma entrevista.

ALIMENTAÇÃO

Os SASUC fornecem na totalidade das suas cantinas uma refeição social a 2,40 euros, tendo o estudante a liberdade de escolher segundo os seus requisitos alimentares entre as opções de carne, peixe, vegetariano e dieta. Existe ainda a opção de disponibilizar as refeições em take-away em recipientes próprios para o efeito. Notar que as Cantinas Azuis e as Cantinas Amarelas estão abertas à noite servindo jantar e também aos fins de semana e feriados.

TRANSPORTES

A aplicação MOOVIT Coimbra permite obter informações referente à circulação dos transportes públicos da SMTUC de modo a facilitar a circulação e a mobilidade. Para isso, na aplicação são identificadas todas as rotas, horários e paragens em tempo real, bem como a criação de rotas personalizadas. Também tens disponíveis Táxis e as aplicações Uber e Bolt para te auxiliar nas tuas deslocações.

BOLSAS E OUTRAS AJUDAS

Para os alunos que não conseguiram bolsa da DGES, a UC prevê outro tipo de ajudas: O Fundo de Apoio Social (FAS) e o Programa de Apoio Social a Estudantes Através de Atividades de Tempo Parcial (PASEP). Poderás obter mais informações sobre estes apoios no site dos SASUC: https://www.uc.pt/sasuc

ASSOCIAÇÕES

Sabendo que as atividades extra-curriculares enriquecem enormemente o percurso académico de qualquer estudante, dentro da UC é possível escolher entre uma variedade enorme de associações e projetos que permitem desenvolver competências específicas agindo em prol da comunidade.
Desde igualdade de género com a HE FOR SHE, empreendedorismo com a júnior empresa JEEFEUC, debate competitivo e oratória com a SDUC, organização de oportunidades de voluntariado internacional com a AIESEC ou ainda participação em voluntariado local com o V-Voluntariado, cada estudante tem um leque de opções mediante as suas preferências.

CURSO INTEGRADO COIMBRA – BORDÉUS

O Curso Integrado Coimbra-Bordéus é um programa que fornece uma formação de
excelência alternada entre a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e o
Instituto de Estudos Políticos Sciences Po Bordeaux. Com a duração de 5 anos, no final do percurso o programa confere ao aluno a licenciatura e o mestrado em Relações Internacionais pela FEUC e um mestrado pelo Sciences Po Bordeaux.
Os alunos do primeiro ano que desejem ingressar no programa são sujeitos a um processo de seleção dado haver apenas 10 vagas disponíveis anualmente. Para tal, é proporcionado um curso de francês que culmina num exame de forma a avaliar o nível de francês, um dos critérios utilizados na seleção.
Este programa, para além de proporcionar elevados níveis de empregabilidade, confere competências práticas variadas aos diversos níveis.

%d bloggers like this: